Lançado documento norteador para implementação da Educação Inclusiva nas escolas da Rede SESI

Publicado em: 22 Set 2023
Lançado documento norteador para implementação da Educação Inclusiva nas escolas da Rede SESI

Documento Orientador: Educação Inclusiva nas Escolas da Rede SESI

Em busca de promover a inclusão de pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA), superdotação e altas habilidades, o Serviço Social da Indústria (SESI) lançou o Documento Orientador: Educação Inclusiva nas Escolas da Rede Sesi. De acordo com informações da Agência de Notícias da Indústria, o guia foi desenvolvido conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e tem como objetivo estabelecer diretrizes para que as escolas da rede possam implementar práticas educacionais inclusivas.

O guia tem uma proposta abrangente, fornecendo orientações que podem ser adaptadas à realidade de cada escola. Isso possibilita que a comunidade escolar desenvolva ações de acolhimento e inclusão de forma mais efetiva.

Pela primeira vez, o SESI lança um documento orientador voltado para a inclusão de pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista, superdotação e altas habilidades em todas as salas de aula. Esse avanço reflete um comprometimento em proporcionar uma educação inclusiva, valorizando e acolhendo a diversidade dos estudantes.

O documento é um guia completo, contendo formulários de acompanhamento destinados ao atendimento individualizado dos estudantes com deficiência, superdotação e TEA. Esses formulários proporcionam um acompanhamento mais efetivo, permitindo a identificação de necessidades específicas e a adoção de estratégias adequadas para garantir o pleno desenvolvimento dos alunos.

Segundo o documento orientador, "em consonância com os dispositivos legais que estruturam a política de educação inclusiva no Brasil, [o guia] estabelece diretrizes para que professores, gestores e toda a comunidade de profissionais da rede SESI possam desenvolver práticas educacionais inclusivas no âmbito da sala de aula e dos processos de gestão".

A iniciativa do SESI representa um marco importante na promoção da inclusão social por meio da educação. Ao fornecer diretrizes claras e adaptáveis, esse guia contribui para que todas as escolas da rede SESI sejam capazes de oferecer uma educação de qualidade, respeitando as necessidades e potencialidades de todos os estudantes.

Com a implementação das orientações presentes no guia "Educação Inclusiva nas escolas da rede SESI", espera-se que um ambiente escolar mais inclusivo seja estabelecido, onde cada aluno possa se desenvolver plenamente, respeitando suas particularidades e valorizando suas habilidades.

A educação inclusiva é um direito de todos, e o lançamento desse documento orientador é um passo significativo para que essa premissa seja efetivada nas escolas da Rede SESI, promovendo igualdade, respeito e oportunidades para todos os estudantes, independentemente de suas diferenças e peculiaridades.

Para contruir uma escola acolhedora, o SESI apresenta 8 passos para garantir uma educação inclusiva:

1. Assegurar condições de acesso, participação e permanência aos estudantes da educação especial

2. Complementar a formação com atendimento educacional especializado (AEE) e disponibilização de recursos e serviços da primeira infância ao ensino superior;
3. Realizar um AEE que não seja reforço ou repetição de conteúdos, mas tenha uma função complementar;
4. Ofertar o AEE apenas com professores capacitados, no turno oposto à escolarização, exclusivamente para estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação;
5. A atuação do professor do AEE deve ser de forma colaborativa com o professor da sala de aula comum;
6. onstruir parcerias com as famílias e a comunidade;
7. Planejar ações de acordo com o regimento da escola e destinar recursos financeiros para sua execução; e
8. Desenvolver indicadores de boas práticas.

Com essa iniciativa, o Serviço Social da Indústria ressalta a importância de todas as escolas da rede se tornarem ambientes acolhedores, seguindo as diretrizes apresentadas no documento orientador. Ao criar um ambiente caloroso e inclusivo, as escolas têm o poder de fortalecer as relações interpessoais, promover a diversidade e garantir o bem-estar de todos os alunos.


 

Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões. Fale com nosso DPO através do e-mail: lgpd.cnsesi@cnsesi.com.br