SEJA PRO+ chega a Mato Grosso e realiza aula inaugural com 100 alunos

O programa SEJA PRO+ Trabalho e Emprego oferece 500 vagas no estado e realizou a aula inaugural com sua primeira turma nesta quarta-feira (11)

Por: Luisa Bretas/CN-SESI e Fernanda Nazário/SESI-MT
12/02/2026 - 15:29
SEJA PRO+ chega a Mato Grosso e realiza aula inaugural com 100 alunos
Programa chega ao estado com 500 vagas gratuitas de formação e qualificação profissional. Foto: George Dias/Fiemt
O Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (SESI-MT) e o Serviço de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (SENAI-MT), junto ao Conselho Nacional do SESI (CN-SESI), ao Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), lançam o SEJA PRO+ Trabalho e Emprego, chegando ao estado com 500 vagas gratuitas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante. O evento foi realizado nesta quarta-feira (11), no SESI Escola Várzea Grande, e contou com a presença de autoridades nacionais e locais.

De olho em um futuro de sucesso, com salário mais competitivo, a porteira Juliana Oliveira Lima, 29 anos, já garantiu uma vaga no programa. Ela se matriculou no curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial. Aos 18 anos, a jovem precisou interromper os estudos para cuidar dos dois filhos. “Não consegui conciliar os afazeres de casa e a escola”, lembra Juliana. Apesar de distante da sala de aula, em seu coração ainda ardia o desejo de alcançar o diploma.

Ao ingressar no projeto, além das aulas da EJA e o curso profissionalizante, os estudantes terão direito a auxílio-permanência de 1.800 reais, dividido em parcelas mensais de 150 reais. Para Juliana, essa bolsa será o diferencial. “Vi no SEJA PRO+ uma oportunidade para mudar de vida. Sempre sonhei em aprender mais, no entanto, tive que largar tudo quando estava no primeiro ano do ensino médio. Agora, tenho a chance de alcançar um salário melhor e ainda receber um incentivo financeiro que vai me ajudar no pagamento das passagens até a escola”, acrescenta a aluna.

As aulas da EJA terão a duração de um ano simultaneamente ao curso profissionalizante a ser escolhido pelos estudantes. O SENAI-MT oferece a formação profissional em Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Confeiteiro, Mecânico de Máquinas Industriais e Torneiro Mecânico.

Após a formação dos alunos, o SESI encaminhará ao ministério as informações dos estudantes para que sejam inscritos nas agências do Sistema Nacional de Emprego (SINE), com o objetivo de agilizar a inserção desses profissionais no mercado de trabalho.



Para a representante da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), a coordenadora de Projeto e Auditora Fiscal do Trabalho, Flora Pereira, a iniciativa reforça o objetivo maior do Ministério do Trabalho, que é a oportunidade de emprego digno. “Ao investir em qualificação e elevação educacional, o programa amplia o acesso a melhores empregos e salários, além de atuar na prevenção de situações graves, como o trabalho análogo ao de escravo”.

O presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, que é professor e sociólogo, afirma que o SEJA PRO+ faz parte do objetivo do SESI, desde sua fundação há 80 anos, que é iniciar o processo de direito social no Brasil.

“Dados evidenciam que os jovens largam a escola para trabalhar. O que traz o jovem rapidamente para o mercado de trabalho é o curso de qualificação profissional, mas o que o mantém dentro da empresa é o nível educacional. Pensando nisso, nasce o SEJA PRO+, um projeto estruturado e pensado para trabalhadores que estudam, e para trazê-los para uma indústria que cresce, que se renova e que se fortalece com eles”, afirma Fausto.



Fausto também destaca que o objetivo do projeto é chegar aonde o trabalhador está. Neste sentido, o SEJA PRO+ está inserido em diversos espaços, como nas periferias, dentro das fábricas, nos presídios, junto à população de rua. “Este é um projeto estruturante, ele faz parte das nossas matrículas, da atuação do SESI. Estamos com diferentes iniciativas para levá-lo aos catadores no Rio Grande do Norte, aos entregadores do iFood na Bahia e em São Paulo, e o objetivo é entregá-lo por todo o Brasil”, finaliza.

Acesso ao mundo do trabalho

A iniciativa tem como objetivo oferecer uma segunda oportunidade para que jovens, entre 18 e 29 anos, concluam o ensino médio, se qualifiquem tecnicamente e ampliem o acesso ao mundo do trabalho.

São ofertadas 200 vagas para o curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial e Confeiteiro em Várzea Grande. Em Sinop, estão disponíveis 200 vagas para Mecânico de Máquinas Industriais, Torneiro Mecânico e Confeiteiro. Em Cáceres, foram abertas 100 vagas para o curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial e Confeiteiro.

A pré-matrícula pode ser feita pelo link disponibilizado pelo SESI Mato Grosso (clique aqui) ou pelo WhatsApp (65) 99252-6533. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar original completo.



O superintendente Regional do SESI MT, Alexandre Serafim, destaca que a iniciativa reforça a essência do SESI de transformar vidas por meio da educação. “O SESI tem no seu DNA cuidar das pessoas e transformar vidas através da educação. Esta cerimônia marca um novo capítulo para esses jovens, que estão em busca de uma nova chance e encontraram aqui”, afirmou, destacando que o projeto respeita a história e a rotina de trabalho de cada aluno, acompanhando-os em toda a trajetória.

Sobre o programa

O programa chega em um momento importante para o estado, que vive uma fase de expansão industrial, mas enfrenta o desafio da escassez de mão de obra qualificada. Diante desse cenário, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Silvio Rangel, entende que o projeto surge como uma resposta estratégica: unindo o jovem que busca oportunidade e a indústria que precisa de talento. “Todos são beneficiados, os alunos com elevação de escolaridade e o mercado com mais profissionais qualificados, impactando em uma sociedade com menos desigualdade e no fortalecimento da indústria”, finaliza.

Neste contexto, o SENAI MT entra como parceiro estratégico no atendimento às demandas do setor produtivo, considerando que a instituição atua de forma integrada com a indústria para mapear necessidades, antecipar tendências e oferecer formação alinhada à realidade do mercado. “O SENAI entende as demandas do setor e prepara profissionais com as competências que o mercado realmente precisa. Essa conexão fortalece a competitividade das empresas e amplia as oportunidades de inserção qualificada para os trabalhadores”, pontua o diretor regional do SENAI MT, Carlos Braguini.

O SEJA PRO+ Trabalho e Emprego, compartilha o modelo de gestão entre o SESI, SENAI e MTE, possibilitando oportunidades reais de estudo, trabalho e renda, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais e sociais, além de formar uma nova geração de trabalhadores mais qualificados e preparados para os desafios do futuro. O programa visa beneficiar mais de 25 mil estudantes em todo país. Os cursos disponibilizados variam conforme as demandas locais de cada estado.

Com abrangência nacional, o SEJA PRO+ teve início em 2025 e segue até dezembro deste ano. Para o diretor superintendente do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mol, o projeto está atrelado diretamente à missão do SESI.



"Há 80 anos, o SESI foi criado para fortalecer a educação e ampliar as oportunidades de trabalho. Este projeto é um dos de maior alcance social no país e, em parceria com o SENAI, consolida essa potência em favor da formação".



A cerimônia de lançamento do programa reuniu outras autoridades, dentre elas a superintendente do IEL, Fernanda Campos, o superintendente da FIEMT, Lucas Barros, e os gerentes Executiva de Operações do SESI-MT, Larissa Câmara; de Educação do SESI-MT, Fernando Pereira; de Pessoas e Cultura da FIEMT, Kelly Viana, do Sesi Escola Várzea Grande, Pollyanna Coelho; Regional Sudeste do SENAI-MT, Odair Dias, do SENAI Várzea Grande, Sandro Beninca, além de representantes das indústrias.

Confira aqui as fotos do evento.

Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões. Fale com nosso DPO através do e-mail: lgpd.cnsesi@cnsesi.com.br