Nesta segunda-feira, 2, a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) realizou a aula inaugural do projeto SEJA PRO+ Trabalho e Emprego. A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Nacional do SESI, o Departamento Nacional do SESI e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O evento reuniu 80 alunos matriculados, além da gerente de Projetos do Conselho Nacional do SESI, Roberta de Oliveira, e do superintendente do SESI do Espírito Santo, Geferson Luiz dos Santos.
Para Roberta de Oliveira, o projeto é essencial para ampliar oportunidade de pessoas que precisaram abandonar os estudos para trabalhar.
“Infelizmente temos 60 milhões de pessoas que não terminaram a educação básica, não concluindo essa etapa de ensino. Então, por meio do SEJA PRO+, os jovens podem elevar sua escolaridade, acompanhada de uma qualificação profissional e uma melhoria na qualidade de vida”, afirma a gerente.
O projeto integra a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI, com sua metodologia de reconhecimento de saberes, e cursos de qualificação profissional do SENAI, adaptados à necessidade local, ampliando as oportunidades de inserção no mundo do trabalho.
O superintendente Geferson Luiz dos Santos reforça o impacto da EJA traz em cidadania e projeto de vida dos trabalhadores. “O SEJA PRO+ é muito importante para o desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo, e ele se torna um suporte especial para levar mais pessoas para o mercado de trabalho com sucesso e segurança, de modo a proporcionar oportunidade de uma vida melhor”.
Sobre o projeto no estado
Destinado a jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram a educação básica, o SEJA PRO+ oferece elevação da escolaridade e qualificação profissional. Nesta fase inicial, foram abertas 188 vagas gratuitas.
As inscrições vão até 28 de fevereiro e devem ser realizadas pelo link
www.sesies.com.br/eja. Os cursos profissionalizantes oferecidos pelo SENAI-ES incluem Eletricista Instalador Residencial (nas unidades SESI Araçás, em Vila Velha/ES; SESI Civit, em Serra/ES; e SESI Cachoeiro, Cachoeiro de Itapemirim) e o Controlador e Programador de Produção (na unidade SESI Maruípe, em Vitória/ES).
Ao final do curso, a lista de alunos concluintes será enviada ao Ministério do Trabalho e Emprego, que a repassará às agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para apoiar a inserção desses trabalhadores no mercado de trabalho.