O Conselho Nacional do SESI lançou, nesta terça-feira (27), o novo Portal de Normas, disponível no site da instituição, em Normas e Legislação. O lançamento aconteceu em Brasília para todos os trabalhadores do Conselho.
A plataforma abrange resoluções, regimentos internos, regulamentos e instruções normativas que orientam a gestão e as atividades institucionais do SESI em âmbito nacional. O objetivo é facilitar a pesquisa e o acompanhamento dos atos oficiais, tornando a consulta mais acessível e transparente para advogados, gestores e sociedade.
O superintendente executivo do Conselho Nacional do SESI, Sérgio Mendonça, afirma que essa iniciativa faz parte da estratégia da instituição de ampliar e aperfeiçoar a gestão.

“Todas as áreas que compõem o Conselho estão com iniciativas de aperfeiçoamento da gestão, tivemos avanços importantes nas áreas de TI, governança e, agora, na área jurídica. Dessa forma, temos as informações mais transparentes e acessíveis para todos”.
Para o gerente Jurídico do Conselho Nacional do SESI, João Vicente Augusto Neves, o portal facilita a organização e atualização das normas, além de facilitar o acesso às informações.

“O objetivo do lançamento da plataforma é reunir todos os normativos que nos regem e facilitar sua atualização. No mundo digital, tudo muda e se atualiza de forma muito rápida. Portanto, precisamos ter um local que reúna todas as informações, salve a cronologia e a memória da instituição, possibilitando evolução constante”, afirma o gerente.
O formato foi desenvolvido de forma simples e amigável, inspirado em modelos já utilizados pelos tribunais brasileiros. O usuário pode pesquisar por número, ano, tipo de normativo e, futuramente, por termos, tornando a consulta muito mais prática e eficiente.
O presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, também esteve presente e afirmou que o lançamento da ferramenta dialoga e reforça o papel do Conselho como uma instituição que normatiza o funcionamento do SESI.
“O Portal de Normas fortalece o trabalho do Conselho de buscar maneiras de ampliar a eficiência, a efetividade, de explicar o nosso papel, para que nossa atuação seja cada vez mais transparente para toda a sociedade”, afirma o presidente.
Com o novo portal, o Conselho Nacional do SESI reforça seu papel como instância normativa e reguladora, ampliando a transparência e a funcionalidade de seus atos oficiais, além de consolidar a integração entre as diferentes regiões do país.