Um momento para cuidar da mente e do corpo e para recarregar as energias. Essa foi a proposta da Semana Sesi na Indústria, que levou gratuitamente ações integradas de saúde, bem-estar e cultura a seis indústrias do Distrito Federal. As atividades ocorreram de 27 de outubro a 5 de dezembro. A programação durou uma semana em cada empresa.
O projeto, realizado pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) com o apoio do Conselho Nacional do Sesi, passou pelas empresas Capital Recicláveis, Axia Energia, ProClima Engenharia e Facilities, Base Incorporações, Seara e World Telecomunicações. Foram 14.533 atendimentos, beneficiando 3.295 trabalhadores.
“Na correria, a gente acaba deixando de lado algumas coisas relacionadas à saúde, por isso é sempre bom participar dessas atividades na empresa. É uma iniciativa muito boa para a gente”, avaliou o técnico em telecomunicações da World Anderson Rodrigues, de 40 anos. A equipe do Sesi-DF promoveu atividades na empresa na primeira semana de dezembro.
Anderson foi um dos primeiros da fila do circuito saúde, em que passou por avaliações de glicemia e de pressão arterial e exame de bioimpedância na manhã do primeiro dia de atividades na empresa, em Taguatinga. “Está tudo dentro dos parâmetros. Agora é ir a campo iniciar as atividades”, disse.
Gerente técnico da World, Ezio Bonifácio afirma que ações como a Semana Sesi na Indústria facilitam o acompanhamento da saúde pelo trabalhador. “É uma excelente iniciativa. A visão da empresa passa pela boa produtividade em campo, mas também esperamos que nosso colaborador esteja bem”, ressalta.
Além de exames, o Sesi-DF levou às empresas atividades como ginástica laboral, massagem, palestras sobre ergonomia e saúde mental, jogos de xadrez, dama e dominó e apresentações cênicas e musicais.
O superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco, afirma que a ideia do projeto Semana Sesi na Indústria foi levar ações e serviços realizados pelo Sesi para onde está o industriário. “Isso está alinhado à nossa missão de dar resposta à necessidade da indústria olhando o lado da saúde, da segurança e da produtividade, mas também à perspectiva da saúde para a qualidade de vida do nosso trabalhador”, destaca.
Ações de bem-estar foram promovidas durante a Semana Sesi na Indústria, beneficiando 3.295 trabalhadores. Foto: Bruno Frauzino/Sistema FibraConexão SESIO projeto Semana Sesi na Indústria integra o edital Conexão Sesi, do Conselho Nacional do Sesi. Segundo o presidente do órgão colegiado, Fausto Augusto Junior, o edital nasceu com o propósito de fomentar iniciativas voltadas ao bem-estar, integrando cuidado, cultura e, sobretudo, saúde. “O Conexão Sesi busca articular dinâmicas sociais locais, mobilizando diferentes atores regionais para identificar demandas e incentivar o desenvolvimento de projetos sustentáveis, alinhados às realidades de cada território”, explica.
A saúde, enfatiza Fausto, precisa ocupar um lugar central no debate contemporâneo, em especial diante da transição geracional em curso: “Estamos envelhecendo, e isso exige um novo olhar sobre prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida. Não se trata apenas de reduzir adoecimentos, mas de construir ambientes que favoreçam trajetórias mais longas, ativas e produtivas. Quando a saúde é cuidada de forma integral, todo o ecossistema se fortalece”.
A abertura das ações da Semana Sesi na Indústria ocorreu em 29 de outubro, no edifício-sede da Federação das Indústrias do DF (Fibra), com o workshop O Futuro é Comunitário O Futuro é Comunitário, cujo propósito foi contribuir para a compreensão sobre iniciativas de impacto social. Participaram representantes de 37 instituições convidadas, entre empresas industriais, organizações da sociedade civil e entidades do terceiro setor.