FIERN inaugura sede do Observatório da Indústria Mais RN e plataforma de oportunidades para o RN

Solenidade de inauguração foi realizada no auditório Albano Franco, reunindo empresários, o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, além de diretores e gestores da Federação

Por: Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, com edições do CN-SESI
15/12/2025 - 10:37
FIERN inaugura sede do Observatório da Indústria Mais RN e plataforma de oportunidades para o RN
A Casa da Indústria ganha novos ares com a inauguração das novas instalações do Observatório da Indústria Mais RN. Foto: Mariana Raphael/CN-SESI
A Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), ganhou novos ares com a inauguração das novas instalações do Observatório da Indústria Mais RN, no dia 27 de novembro. O novo espaço, no andar térreo do edifício, vai integrar tecnologias para ampliar a capacidade de trabalho do núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação, com visualizações de plataformas e ferramentas de inteligência de dados em tempo real, além de espaços para reuniões, videoconferências e eventos junto a empresários e autoridades.

Na oportunidade, também foi inaugurada a sede da FIERN Jovem, movimento de formação de novas lideranças do setor industrial potiguar.

Em solenidade realizada no auditório Albano Franco, que reuniu empresários, o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), Fausto Augusto Junior, além de diretores e gestores da Federação, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou que o novo espaço representa uma evolução para o Observatório.


Presidente da FIERN, Roberto Serquiz, reforça o papel do novo ambiente em se tornar um Observatório de Inteligência Industrial. Foto: Mariana Raphael/CN-SESI

“O novo ambiente do Observatório nasce preparado com tecnologia avançada, painéis de Business Intelligence, sistemas de monitoramento e plataformas interativas. De um estudo inicial, o Mais RN evoluiu para se tornar, de fato, um Observatório de Inteligência Industrial, inclusive com uso da Inteligência Artificial, fortalecendo nossa integração com a Rede Nacional de Observatórios da Indústria, coordenada pela CNI”, enfatizou o presidente Roberto Serquiz.

A sede do Observatório leva o nome do industrial Amaro Sales de Araújo, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ex-presidente da FIERN, que liderou o lançamento do Mais RN, em 2014, enquanto estudo que apontava os rumos para o crescimento econômico do estado e instalação da unidade para trabalho contínuo. E, a partir de 2020, o transformou em um Núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação.

Serquiz considerou “uma homenagem justa, portanto, à história de Amaro Sales como dirigente classista da indústria, bem como reconhecimento ao dedicado engajamento a estruturar e manter o projeto MAIS RN, uma iniciativa estratégica para o Rio Grande do Norte.”

Ele também citou o papel de personalidades que contribuíram para o surgimento e desenvolvimento do Observatório da Indústria, como o senador Rogério Marinho, que na época da criação do Mais RN era Secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, os ex-governadores Rosalba Ciarlini e Robinson Faria, o ex-presidente da CNI, Robson Braga, bem como o presidente da CNI, Ricardo Alban, e a governadora Fátima Bezerra.

Para Amaro Sales, o momento marca a renovação do Mais RN como guia para o desenvolvimento socioeconômico do estado. “No dia 18 de julho de 2014, nesse mesmo cenário, nesse mesmo local, nascia o Mais RN, um desafio que a Federação das Indústrias tomou como uma bússola para o desenvolver o estado.”

“Hoje, onze anos, quatro meses e nove dias depois, ele recomeça em outro ciclo, de mostrar à sociedade o que ele tem e pode oferecer. Com a capacidade de sentar para escutar tudo aquilo que nosso estado tem, qualquer pessoa será uma grande defensora do Rio Grande do Norte”, destacou Amaro.


Presidente Fausto Augusto Junior durante evento de inauguração do novo espaço do Observatório da Indústria Mais RN. Foto: Mariana Raphael/CN-SESI

O presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), Fausto Augusto Junior, também participou da cerimônia. “O conhecimento possibilita fazermos escolhas a partir daquilo que construímos, da realidade que vivemos, e muitas vezes ela se esconde, ela se coloca em lugares que a gente não tem tão fácil acesso.”

“A grande vantagem e a grande contribuição do Observatório está em traduzir essas informações para a sociedade. É claro que o objetivo nosso são os empresários e a indústria, mas o estado pode compreender os seus dados, a sociedade pode compreender suas informações, porque é a partir disso que conseguimos fazer um diálogo democrático”, concluiu Fausto.

As novas instalações contam com equipamentos mais modernos, que vão desde tabletops a sala de reunião para videoconferência.

“Basicamente são ferramentas tecnológicas para trabalharmos dados e aprimorar os produtos oferecidos ao mercado”, comenta o assessor técnico do Observatório, Pedro Albuquerque. “Com esse novo modelo do Observatório, a gente tem o propósito de ir para o mercado e oferecer serviços de inteligência de dados, de diagnósticos e estudos de viabilidade econômica, de vocações econômicas regionais e de parques industriais. Tudo isso agora compõe um conjunto de serviços que o Observatório oferta ao mercado”, explica Albuquerque.

FIERN Jovem

A sede da FIERN Jovem, instalada no andar térreo da Casa da Indústria, servirá para encontros e eventos de capacitação dos jovens industriais que integram o programa. A sede conta equipamentos e está pronta para formações executivas e eventos de networking.

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, comenta que “o projeto hoje já conta com 84 jovens, com objetivo de renovação de lideranças, gerando desenvolvimento de competências, trocas de experiências, conhecimento e avanços recíprocos. Esses projetos ressaltam o compromisso da FIERN com uma indústria competitiva, inovadora e guiada por planejamento.”

O diretor 1º tesoureiro da FIERN e presidente da FIERN Jovem, Djalma Júnior, ressalta que o espaço marca o fortalecimento do programa de formação de lideranças. “É com enorme satisfação que celebramos hoje a entrega deste novo espaço da FIERN Jovem. Mais do que uma estrutura física, ele representa a consolidação de um propósito: criar um ambiente que acolha ideias, estimule conexões e fortaleça o protagonismo dos jovens industriais do Rio Grande do Norte.”



Também participaram do evento o diretor 1º secretário da FIERN, Heyder Dantas; o diretor 2º secretário, Etelvino Patrício; o diretor 2º tesoureiro, Airton Torres; os vice-presidentes da FIERN Ednaldo Barreto, também presidente do SINDAL-RN, Maria da Conceição Tavares, presidente do SINDPLAST-RN, Silvio Torquato e Edilson Trindade; os diretores da FIERN Mário Tavares, também presidente do SINDMINERAIS-RN, Tercina Suassuna, Maria de Fátima Dantas e Tennyson Brito; os presidentes do SINDMEST-RN, Alberto Serejo; do SINDLEITE-RN, Túlio Veras; do SINDIFIBRAS-RN, Carlos Henrique Dantas; do SINGRAF-RN, Pedro Fausto; do SINDBONÉS-RN, Francisco Sena; da Comissão Temática de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERN (CORIMEX), Silvio Bezerra; além dos diretores do SINDRECICLA-RN, Fernanda Medeiros; e da FIERN Jovem, Deborah Sayonara e Pablo Farias.

RN: Estado de Oportunidades

Entre os novos produtos do Observatório, está a plataforma “RN: estado e oportunidades”. A ferramenta apresenta os potenciais produtivos de diversas regiões do estado. “A plataforma mapeia as oportunidades de desenvolvimento dos polos regionais a partir de suas vocações. essa é a principal entrega do Mais RN para atração de investimentos, é um tapete vermelho para os empresários que querem investir no estado.”

Cada município marcado no mapa apresentado na Sala de Inteligência do Observatório já tem parceria com o Mais RN.

De acordo com o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, “é um espaço desenhado para transformar dados em inteligência e inteligência em ação.”

“Esse é o propósito do Observatório da Industria Mais RN: trazer base técnica, informações precisas, para a interação da indústria com a classe empresarial, com o investidor, com a academia, a gestão pública, o parlamento, a sociedade em geral”, frisou Roberto Serquiz.

Confira aqui a galeria de fotos do evento.

Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões. Fale com nosso DPO através do e-mail: lgpd.cnsesi@cnsesi.com.br