Elevar a escolaridade e abrir novas oportunidades de trabalho para jovens que precisaram interromper os estudos. Esse é o propósito do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho e Emprego, lançado nesta terça-feira (25) em Rondônia.
A iniciativa é fruto de uma parceria estratégica entre o Conselho Nacional do SESI (CN-SESI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO).
O lançamento ocorreu na Casa da Indústria e marcou a abertura de oportunidades que unem Educação de Jovens e Adultos (EJA) e qualificação profissional alinhada às demandas da indústria rondoniense.
Em Rondônia, o programa ofertará 400 vagas gratuitas, divididas entre Porto Velho e Vilhena. A proposta integra conclusão do Ensino Fundamental ou Médio pelo SESI com cursos profissionalizantes pelo SENAI, garantindo formação escolar e técnica em um único percurso formativo.
Para o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, a iniciativa é estratégica tanto para suprir a necessidade de mão de obra qualificada quanto para promover transformação social.
“Identificamos áreas prioritárias após pesquisa de mercado, o objetivo é que, ao final do processo, o aluno possa acessar o emprego diretamente na área em que foi qualificado. Os egressos do SENAI Rondônia têm 97% de empregabilidade. Mas o maior legado deste projeto é oferecer dignidade por meio da educação, gerando inclusão socioeconômica”, afirmou.
A superintendente regional do MTE em Rondônia, Tereza Janete, ressignificou o papel da parceria institucional no enfrentamento à precarização do trabalho. “Esse projeto chega em um momento crucial, quando o mundo do trabalho exige crescente qualificação. Trabalhamos de forma transversal para tirar pessoas do subemprego e oferecer a conclusão da educação básica com um componente profissionalizante. É um trabalho diferenciado para que nossos trabalhadores caminhem rumo a um emprego digno e justo”, destacou.
O programa adota modelo híbrido e flexível, com 80% das atividades a distância e 20% presenciais. No prazo de apenas um ano os participantes concluirão a Educação Básica e a formação Profissionalizante. Os alunos terão encontros presenciais apenas uma vez por semana e contarão com suporte contínuo de tutores do SESI e do SENAI. E, além de ser tudo 100% gratuito, os participantes ainda receberão auxílio permanência, garantindo transporte e lanche.
As áreas de qualificação foram definidas de acordo com a vocação econômica do estado, contemplando logística, alimentos, mecânica, eletrotécnica e automação industrial.
Estiveram presentes no evento representantes da Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS), da rede de supermercados Irmãos Gonçalves, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Central Única dos Trabalhadores.
Como se inscrever
As vagas são destinadas a jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram a educação básica.
Início das matrículas: 1º de dezembro de 2025
Inscrições: Site oficial do SESI-RO ou Portal FIERO
Cidades contempladas: Porto Velho e Vilhena
Início das aulas: Março de 2026
Mais informações estão disponíveis nos canais digitais do Sistema FIERO.