Com o objetivo de ampliar a participação dos estudantes na escola, promovendo a inclusão e engajamento por meio de atividades práticas e científicas, o SESI Paraná, por meio do Projeto Conexão SESI, lançou dois projetos: os Kits Maker e os Kit de Inclusão para alunos das unidades de escolas SESI da região.
O presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, afirma que poder apoiar projetos que incentivem a aprendizagem, aproximando alunos e educadores por meio da inovação é o compromisso do SESI.
“O Conexão SESI foi criado com o propósito de fortalecer a atuação da nossa rede em todo o país, estimulando a realização de projetos que gerem impacto social, dialoguem com as realidades locais e contribuam para o desenvolvimento das comunidades atendidas. Estar presente no lançamento desses dois projetos no Paraná representa a materialização desse caminho que estamos construindo para o futuro da educação”, afirma Fausto.

Foto: Matheus Coimbra/SESI-PR
Para o superintendente do SESI Paraná, Hugo Molina, é uma alegria poder lançar os dois projetos inscritos no edital durante o Festival de Educação. “Os projetos foram pensados para os nossos alunos e nossa rede de educadores, então é bastante simbólico, em um evento tão importante de robótica e inovação, podermos apresentar esses dois kits para o público que irá utilizá-lo”, comenta Molina
Sobre os projetos
Inscritos no 1º Edital do Conexão SESI, os projetos são focados na área de educação e visam trazer benefícios para estudantes, educadores e a comunidade como um todo.
Os Kits Maker, com forte atuação na inovação, são destinados aos 8 mil alunos de ensino médio da rede SESI Paraná e visam ampliar o repertório didático-pedagógico de estudantes e professores, estimular o desenvolvimento do pensamento computacional, da criatividade e da cultura digital, estimular a aprendizagem baseada em projetos, além de aproximar os estudantes das linguagens de tecnologia e engenharia.
O projeto contribui no desempenho de estudantes em áreas STEAM – abordagem pedagógica adotada pelo SESI, que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Foto: Matheus Coimbra/SESI-PR
Já os Kits Inclusão atuam com o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que são crianças da educação infantil, estudantes do ensino fundamental (anos iniciais e finais), além de educadores e das equipes pedagógicas.
O kit viabiliza o acesso a materiais adaptados, favorecendo a autonomia, participação e aprendizagem dos estudantes. Com isso, espera-se ampliação das oportunidades de aprendizagem, gerando impacto positivo diretamente na qualidade da educação ofertada.