A primeira escola SESI de referência em Roraima foi inaugurada nesta sexta-feira (3), em Boa Vista. O projeto busca ampliar o acesso à educação no estado, com ênfase em tecnologia, inovação e formação integral dos estudantes.
O espaço contará com estrutura moderna, voltada a estimular a aprendizagem e a criatividade. A escola dispõe de salas de aula interativas, laboratórios, biblioteca e áreas de convivência. A unidade também oferecerá oficinas culturais e esportivas, com atividades extracurriculares para os estudantes.
O evento de lançamento reuniu autoridades e gestores da educação, entre os quais o presidente do Conselho Nacional do SESI (CN-SESI), Fausto Augusto Junior, a presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), Izabel Itikawa, o secretário adjunto da Secretaria de Educação do estado de Roraima, Edson Ferreira, a superintendente do SESI Roraima, Almecir de Freitas Câmara, e o gerente de Tecnologias Educacionais do SESI Nacional, Arioston Cerqueira.
Para o presidente do CN-SESI, Fausto Augusto Junior, o SESI possui um papel fundamental na formação de cidadãos para a sociedade, e a inauguração de mais uma unidade da Escola SESI de Referência no país representa o avanço e o compromisso com essa missão.
“O SESI consolidou-se como uma referência nacional em educação, especialmente no campo da educação tecnológica. A proposta da instituição é oferecer um modelo de ensino capaz de acompanhar a transição do século 20 para o 21, respondendo aos desafios de um cenário em constante transformação. Vivemos um período de mudanças rápidas, que exige soluções inovadoras e uma escola preparada para formar cidadãos à altura dessa nova realidade”.
Fausto também destacou o impacto da implantação de uma escola de referência para o estado. “A chegada desta unidade representa um marco simbólico para Roraima, pois estabelece um novo padrão de excelência educacional no território em que está inserida. Essa presença qualificada favorece o diálogo com o poder público e a sociedade civil, contribuindo para a construção coletiva de uma educação alinhada às demandas atuais e às necessidades da população”, disse.
A presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), Izabel Itikawa, destacou que a entrega da unidade representa um avanço para a educação no estado. Segundo ela, a escola nasce com o compromisso de oferecer um modelo de ensino inovador
“A escola SESI de referência é um modelo educacional que abrange qualidade acadêmica, tecnologia, protagonismo estudantil e formação global, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, criativos e preparados para o desafio do mundo do trabalho e da atividade em sociedade”.
Parceria público-privada na educação O secretário adjunto da Secretaria de Educação de Roraima, Edson Ferreira, ressaltou durante o evento a importância das parcerias para ampliar o alcance da educação. “Essas iniciativas permitem atender um número cada vez maior de pessoas. Agradeço ao SESI pela colaboração e parabenizo pelo trabalho realizado em Roraima”, afirmou.
A superintendente do SESI Roraima, Almecir de Freitas Câmara, reforçou a importância de uma nova unidade para atender a comunidade e, principalmente, o trabalhador da indústria e seus dependentes.
“A nossa escola SESI de referência é feita não só de estrutura física, mas de um método inovador, um método de ensino-aprendizagem que faz o aluno ser protagonista do seu conhecimento. Isso reflete um grande impacto, porque muda o processo de ensino-aprendizagem e possibilita que o aluno circule por essa escola e aprenda dentro de cada ambiente de acordo com a disciplina que está sendo aplicada. E tudo isso oferecido para o trabalhador da indústria, seus dependentes e a comunidade em geral.”
O gerente de Educação Tecnológica do SESI, Arioston Cerqueira Rodrigues, destacou que os estudantes terão acesso a equipamentos e instrumentos que aproximam teoria e prática. “Os espaços foram desenvolvidos para aplicar a metodologia do aprender fazendo, e é isso que estamos vendo aqui em Roraima”, ressaltou.
Infraestrutura moderna
A nova estrutura de ensino conta com salas amplas, laboratórios de educação tecnológica com aulas de robótica e laboratório de ciências. Além disso, terá um novo bloco de salas de aula que atenderá os alunos do ensino fundamental e do médio.

O projeto prevê um novo modelo de ambientes de aprendizagem, com estrutura diferenciada em relação às demais escolas privadas de Roraima. A proposta favorece a interação entre os alunos e as vivências escolares, reunindo 10 salas temáticas: linguagens e suas tecnologias, matemática, ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza, além de espaços como sala maker e laboratório de robótica.
A unidade também adota soluções sustentáveis, entre elas o uso de energia fotovoltaica e sistema de captação de água da chuva.
Compromisso e valorização
Durante a semana que antecedeu a inauguração, o Conselho Nacional do SESI esteve em Boa Vista, em visita institucional, para conhecer um pouco do trabalho da instituição no estado, com ações voltadas à educação, saúde e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e de suas famílias.
Durante a agenda, o presidente Fausto Augusto Junior também acompanhou a formatura do curso Costurando Oportunidades, no Senai. A iniciativa é realizada em parceria com o Sindicato das Indústrias de Confecções de Roraima (Sindiconf) e a Operação Acolhida, voltada à fornecer formação e apoiar na integração de imigrantes venezuelanos.
A visita incluiu, ainda, a sede do SESI Roraima, onde conheceu projetos que reafirmam o compromisso da instituição com o bem-estar e o desenvolvimento da população local.