Nos dias 15 e 16 de setembro, em São Paulo, o III Congresso Internacional de Educação do SESI-SP reuniu vozes nacionais e internacionais para discutir os rumos da área e suas diferentes interseções.
Na cerimônia de encerramento, o Conselho Nacional do SESI foi representado por seu presidente, Fausto Augusto Junior, que destacou a dimensão da rede educacional da entidade, hoje com mais de 300 mil alunos e 12 mil professores. “Não existiria a importância do SESI sem os seus professores. Investir na formação é construir possibilidades para um país melhor”, afirmou.
Ele defendeu ainda que a educação deve ser pensada ao longo de toda a vida, da infância à idade adulta, como um processo contínuo de desenvolvimento. “A educação começa cedo, nas nossas creches, e atravessa toda a vida. Por isso a EJA é tão importante: 100 mil dos nossos alunos são jovens e adultos que, por diferentes razões, tiveram de abandonar a escola. É nosso papel apoiar e resgatar cada um deles”, disse.

Presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, durante sua fala no Teatro do SESI na capital paulista. Fotos: Karim Kahn/SESI-SP, Everton Amaro/SESI-SP e Ayrton Vignola/Fiesp
O congresso contou com dois dias intensos de atividades, incluindo conferências, mesas-redondas, grupos temáticos, apresentações culturais e experiências interativas.
A programação trouxe iniciativas como o Prêmio SESI de Educação, que reconheceu práticas pedagógicas inovadoras, o II Fórum das Juventudes, com protagonismo de estudantes do Ensino Médio da rede SESI-SP, a Jornada STEAM e Makerthon, que premiou equipes de jovens por soluções criativas em ciência, tecnologia, arte e criatividade, além da celebração dos 10 anos da Faculdade SESI de Educação.

Luis Paulo Martins, diretor da Faculdade SESI de Educação, afirmou que o congresso reafirma a vocação de formar educadores comprometidos com a transformação social. Fotos: Karim Kahn/SESI-SP, Everton Amaro/SESI-SP e Ayrton Vignola/Fiesp
O diretor da Faculdade SESI de Educação e gerente de Ensino Superior do SESI-SP, Luis Paulo Martins, destacou que um dos maiores desafios da educação contemporânea é a formação de professores preparados para as demandas atuais. “Na Faculdade SESI, buscamos formar docentes conectados ao seu tempo, com sólida base acadêmica e vivência prática desde o início da formação. A experiência interdisciplinar e o contato direto com a realidade escolar permitem que esses futuros profissionais ofereçam aprendizagens de alto nível aos seus alunos”, afirmou.
Na mesma direção, a supervisora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade SESI de Educação, Fernanda Subires, responsável pela organização do Congresso, ressaltou que os desafios da educação têm início na sala de aula, onde professores enfrentam turmas heterogêneas e diferentes ritmos de aprendizagem. Segundo ela, a Faculdade SESI busca oferecer uma resposta prática a esse cenário por meio de uma formação inicial sólida, estruturada e conectada à realidade escolar.
Fernanda destacou a importância da Residência Educacional, que coloca o professor em formação em contato semanal com a escola, estimulando a observação, a análise e o desenvolvimento de um estilo próprio de atuação.
Ela acrescentou que o currículo por área amplia o sentido do aprendizado ao integrar teoria e prática. “Quando o estudante percebe sentido no que aprende, a qualidade da aprendizagem melhora. É nessa perspectiva que a Faculdade SESI atua: com base científica, contextualizada e voltada à práxis, preparamos educadores capazes de antecipar desafios e propor soluções criativas para a sala de aula”, disse.

A filósofa e escritora Djamila Ribeiro defendeu uma educação que vá além do tecnicismo, voltada à formação de cidadãos críticos e conectados com a própria realidade. Fotos: Karim Kahn/SESI-SP, Everton Amaro/SESI-SP e Ayrton Vignola/Fiesp
Entre os participantes estiveram Djamila Ribeiro, Átila Iamarino, Lilia Moritz Schwarcz, Nina da Hora, Héctor Ruiz Martín, Jan Masschelein, Walter Lippold, Ivani Fazenda e Silvio Gallo, além de educadores e pesquisadores do Brasil e do exterior. O encerramento cultural contou com a apresentação de João Suplicy, interpretando canções de Chico Buarque.
Iniciativas paulistas
Durante o congresso, o Conselho Nacional do SESI também destacou a importante liderança de figuras do Sistema Indústria em São Paulo, entre elas o presidente da FIESP e conselheiro do SESI, Josué Gomes da Silva; o superintendente do SESI-SP, Alexandre Pflug; o gerente executivo de Educação do SESI-SP, Roberto Xavier; e o gerente de Projetos Educacionais do SESI-SP, Laôr Fernandes de Oliveira.

Ampla participação de professores e professoras. Fotos: Karim Kahn/SESI-SP, Everton Amaro/SESI-SP e Ayrton Vignola/Fiesp
Na ocasião, Fausto Augusto Junior saudou as iniciativas educacionais desenvolvidas no estado e enfatizou a relevância de projetos que ampliam o acesso à aprendizagem e à qualificação.
Ele apontou o avanço do programa Seja Pro +, iniciativa do CN-SESI, do Departamento Nacional do SESI e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que integra a Educação de Jovens e Adultos (EJA) à formação profissional. Já implementado em três estados, o programa terá o próximo lançamento no dia 20 de outubro, em São Bernardo do Campo, ampliando as oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho.