SESI participa do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA)

Primeira edição do evento reúne mais de 900 indígenas de 14 etnias e destaca saberes, línguas e práticas esportivas dos povos originários da Amazônia

Por: Débora Barbosa e Vanessa Ramos
18/07/2025 - 12:18
SESI participa do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA)
Cacique Painaré, da Terra Indígena Xipaya, durante celebração de saberes tradicionais e encontros entre povos no Festival do Xingu | Foto: Débora Barbosa/FIEPA
A cidade de Altamira, no sudoeste do Pará, sedia entre os dias 17 e 20 de julho a 1ª edição do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu. O evento reúne cerca de 900 representantes de 14 etnias em uma programação marcada por rituais tradicionais, apresentações culturais, práticas esportivas e o fortalecimento dos vínculos entre aldeias da região.
 
O SESI Pará marcou presença na abertura do festival, em parceria com o Conselho Nacional do SESI. A participação marca a segunda grande atuação institucional na região neste ano. Em abril, o Conselho esteve no território ao lado do SESI Pará e da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), em uma agenda voltada à valorização da educação e dos saberes tradicionais em comunidades indígenas e ribeirinhas.
 
A solenidade de abertura do festival foi realizada nesta quinta-feira (17) e contou com a entrada das delegações, manifestações culturais e a tradicional corrida de toras dos Gaviões de Kyikatejê. A participação do SESI reforça o compromisso da instituição com a valorização dos povos originários da Amazônia. “A cultura é uma das formas mais potentes de resistência e conexão entre os povos. Estar presente aqui é reafirmar o compromisso do SESI com o fortalecimento das raízes culturais da nossa região”, afirmou Maurício Quintairos, coordenador de Cultura do SESI Pará.
 
Foto: Débora Barbosa/FIEPA
 
Para o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, o festival representa uma oportunidade de integração e de reconhecimento dos povos tradicionais.
 
“É um momento importante, em que os povos indígenas apresentam seu protagonismo, suas tradições e colaboram para a construção de um Brasil mais solidário e diverso”, afirmou.
 
Segundo ele, a presença da instituição reforça o compromisso com a educação e a cultura.“Estamos aqui para apoiar, participar e também mostrar um pouco do que temos desenvolvido no campo da robótica junto às escolas indígenas da região. Acreditamos na importância de valorizar e difundir os saberes dos povos originários - essa é uma das missões do SESI como instituição de educação”, completou.
 
Para o Cacique Painaré, da Terra Indígena Xipaya, o evento representa um marco na valorização dos povos originários. “Estamos reunidos com nossos parentes para celebrar esta grande festa promovida pelo município de Altamira. É um momento de importantes trocas de saberes, por meio dos jogos tradicionais do médio Xingu, com a presença de diversas lideranças e povos indígenas”, afirmou.
 
Foto: Débora Barbosa/FIEPA
 
Kits de robótica em aldeias e escolas indígenas
 
Neste ano, a primeira atuação institucional na região envolvendo o Conselho Nacional do SESI, a FIEPA e o SESI Pará ocorreu nos dias 15 e 16 de abril. A agenda teve como foco o fortalecimento da educação escolar indígena e o reconhecimento dos saberes tradicionais, por meio da entrega de kits de robótica educacional em escolas e em uma aldeia indígena nos municípios de Altamira e Vitória do Xingu.
 
A comitiva esteve na Escola Kirinapan Kuruaya, no bairro Tavaquara, e também na Aldeia Boa Vista, onde participou de atividades com estudantes das etnias Xipaya, Kuruaya, Juruna e Parakanã, além de filhos de ribeirinhos e pescadores da região.
 
Estiveram presentes nesta agenda o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, o superintendente do SESI Pará, Dário Lemos, e o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, que também integra o Conselho Nacional como conselheiro.
 
Na ocasião, as falas dos três representantes reforçaram o compromisso institucional do SESI com os territórios e com o protagonismo das juventudes indígenas na construção de um futuro com pertencimento e oportunidades.

Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões. Fale com nosso DPO através do e-mail: lgpd.cnsesi@cnsesi.com.br