O principal objetivo do Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais, instalado no Setor Bancário Norte em Brasília, é estimular a inovação no campo da educação e da formação profissional, apoiando o desenvolvimento de novas ideias, investindo no capital intelectual para ampliar o alcance de soluções educacionais.
Na última quinta-feira (11), o gerente de educação básica, Leonardo Lapa Pedreira, recebeu no espaço o presidente do Conselho Nacional do SESI (CN-SESI), professor Fausto Augusto Junior, e o superintendente-executivo do CN-SESI, Sérgio Mendonça.
Pedreira guiou os representantes do CN-SESI no interior da estrutura, onde conheceram espaços modernos e multifuncionais. São ambientes que abrigam auditório, laboratórios de prototipagem e tecnologias avançadas, salas de ideação, coworking, todos projetados para estimular a transdisciplinaridade e a integração entre alunos, professores e profissionais da inovação.
"Neste centro, educadores, empreendedores e especialistas em tecnologia têm a oportunidade de colaborar, compartilhar conhecimentos e desenvolver soluções inovadoras para a educação", disse Leonardo Lapa Pedreira.

Sérgio Mendonça, professor Fausto Augusto e Leonardo Pedreira - Espaço promove aprendizado com interação | Foto: Roberto Ferreira
Além dos espaços dedicados à experimentação e desenvolvimento profissional e tecnologias educacionais, o instituto também oferece a educadores e alunos um ambiente de trabalho colaborativo e estratégico. O centro concentra dados sobre a atuação do SESI em todo o país. Dessa forma, analistas acessam dados para propor estratégias para aprimoramento das ações e ampliação do impacto social positivo.
"O espaço é uma síntese do compromisso que o Sistema SESI tem em preparar técnicos, professores e estudantes para os desafios do futuro", avaliou o professor Fausto Augusto Junior.
As ações do Instituto estão fundamentadas em pilares de atuação que englobam negócios e conexões, para a aceleração de edtechs, com programas de parceria para fomento e investimento em novos negócios; tecnologias educacionais, para desenvolvimento tecnológico sob um portfólio de tecnologias e programas de inovação; e educação inovadora, com foco na promoção da cultura de inovação e no estabelecimento de trilhas de capacitação.
Empreendedorismo também compõe os pilares fundamentais do Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais, no sentido de fomentar iniciativas de impacto econômico e social. Esses pilares seguem de forma integrada para contribuir com a transformação da educação no Brasil, por meio do desenvolvimento de competências essenciais para o trabalho do futuro e de soluções tecnológicas inovadoras na educação.