Na última semana, o presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas, deu continuidade à série de viagens que serão feitas por todo o país, para conhecer as unidades do Serviço Social da Indústria em diferentes estados. Sua parada mais recente foi em Recife, onde foi recebido pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger, e sua equipe.
Durante a vista ao estado, Freitas conheceu o trabalho realizado pelo SESI em prol dos trabalhadores da indústria, e seus dependentes, e da comunidade pernambucana. Pernambuco conta com 12 unidades educacionais do SESI que oferecem educação de qualidade a mais de 9 mil alunos. “Discutimos a colaboração e ação ativa dos trabalhadores e a importância do fórum tripartite, que serve como um canal vital para o diálogo entre os setores público e privado, tanto em nível estadual quanto federal”, declarou Freitas sobre o encontro.
Em seguida, o presidente visitou a unidade de referência em Paulista, região metropolitana de Recife, que atende mais de mil alunos e ainda oferece estrutura esportiva.
A superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, destacou o papel social da escola, que foi estrategicamente instalada em uma região com muitas comunidades carentes.
Freitas ainda teve a oportunidade de reencontrar com o ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria, CNI, Armando Monteiro Neto, em seu escritório na Ilha do Leite. Monteiro, ex-senador por Pernambuco, foi um dos mais longevos presidentes da CNI, conhecedor de todas idiossincrasias inerentes ao Sistema S.
A visita às reformas da Escola de Cabo de Santo Agostinho, município que abriga o Porto de Suape, foi outro importante evento previsto na agenda de Freitas no Estado. O presidente se reuniu com o diretor de Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti, e o diretor de Desenvolvimento, Arthur Neves, para discutir parcerias, incluindo o HUB de Combustível Verde, fruto da colaboração com o SESI-PE.
Em Recife, Freitas e sua equipe também conheceram o SESI SAÚDE, em Santo Amaro. A diretora de Saúde, Fernanda Guerra, apresentou a unidade que presta diversos serviços médicos que vão desde exames admissionais a tratamentos odontológicos. São em média, 500 atendimentos diários.
Ainda em Recife, o presidente do CN-SESI se encontrou com o prefeito João Campos para explorar possibilidades de parcerias entre o município e o SESI, abrangendo capacitação de trabalhadores e o uso de plataformas digitais do governo que centralizam informações sobre oferta e demanda de emprego.
Ao final da visita, Freitas ressaltou o potencial de Pernambuco para fortalecer as unidades do SESI, elogiando a presença robusta da indústria na região. “Realmente, Pernambuco é um estado que tem muito potencial para fortalecer cada vez mais as unidades do SESI. Além de ser uma cidade com a presença forte da indústria”, afirmou Vagner.